Ir para a Home
Sexta-Feira, 18 de Outubro de 2024

Federação Goiana dos Municípios quer estender mandatos de prefeitos até 2022



Federação Goiana dos Municípios quer estender mandatos de prefeitos até 2022

 

 

“Não tem como colocar nas costas do prefeito a responsabilidade pela contaminação (por coronavírus). Toda esta situação terá reflexos diferentes nas eleições de cada cidade, pois cada município tem sua particularidade.” A afirmação é do presidente da Federação Goiana dos Municípios - FGM, Haroldo Naves (MDB), que aponta a queda da receita dos municípios e medidas impopulares, como o corte de gratificações dos servidores públicos, entre os pontos que terão impacto na eleição de 2020.

 

Para Haroldo, uma das alternativas para diminuir o problema seria a unificação das eleições para o ano de 2022. Com isso, os atuais prefeitos “ganhariam” mais dois anos de mandato. A mudança, diz o presidente, é defendida por movimentos municipalistas brasileiros há mais de dez anos e voltou à discussão diante da possibilidade de transferência da data do pleito deste ano por causa da pandemia. A expectativa é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tome decisão sobre o assunto até junho. Outra alternativa em discussão é a mudança da eleição para novembro ou dezembro.

 

De acordo com Haroldo, a transferência da eleição para o fim do ano “não resolve o problema e atrapalha o planejamento dos prefeitos que são candidatos”. “Cerca de 70% dos prefeitos goianos podem disputar a reeleição. Se tiver a mudança para novembro ou dezembro, 90% deles não vão entrar na disputa por causa de preocupação com acertos de contas e relatórios no fim do ano”, diz. Haroldo afirma ainda que a federação compreende a dificuldade de unificar o pleito em 2022 e, diante disso, a outra alternativa seria manter a eleição em outubro, que tem primeiro turno marcado para o dia 4.

 

Fonte: O Popular




NOTÍCIAS RELACIONADAS

POLÍTICA Área da Antiga Mineradora G44 Vai a Leilão em Campos Verdes LEILÃO - A Vara do Trabalho de Uruaçu, Goiás, anunciou o leilão judicial da antiga mineradora G44, localizada em Campos Verdes. O evento está marcado para o dia 22 de outubro de 2024, com duas oportunidades de lance para investidores.
POLÍTICA Adriana Mab retorna ao legislativo de Santa Terezinha com pautas sociais e foco na educação inclusiva VOLTA - Em uma vitória significativa, Adriana Mab Moreira, conhecida por sua atuação social e política, foi eleita pelo MDB no último domingo (6), garantindo uma das nove cadeiras da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha de Goiás.
POLÍTICA Dr. Rogério é eleito com 64,18% dos votos em Campos Verdes e destaca compromisso com o futuro da cidade Candidato propositivo derrotou Wallas Correia em uma campanha marcada pelo apoio de Haroldo Naves e a promessa de continuidade
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás